2º Convite: Redes e Plataformas

Grupo-alvo: Este convite destinou-se às Organizações da Sociedade Civil (OSC) do Nível 3/4: ONGs, Cooperativas, Associações, Plataformas, Redes, etc., (possibilidade de parceria com outros ANE) para realizar actividades próprias de redes ou grupos temáticos, e actividades de representação e apoio aos ANE.

Lançamento e objectivos: Em Julho de 2012 foi lançado o 2º Convite à apresentação de propostas que teve como objectivos: i)  Reforçar as capacidades das redes, plataformas e grupos de trabalho e ii) Apoiar as actividades das redes, plataformas e grupos de trabalho tais como a divulgação (brochuras, boletins informativos, etc.) de informações de interesse relativas à área temática na que trabalha a rede ou grupo de trabalho temático ou que sejam de interesse para os associados no caso das plataformas.

Etapas: Atendendo à especificidade do convite que pretendia promover e/ou reforçar o trabalho em rede, foi solicitada autorização à Célula de Apoio ao Ordenador Nacional (CAON-FED) para o lançamento de um concurso público. Assim, o convite neste caso foi estruturado numa única fase onde foram submetidos os documentos de síntese e as propostas completas na mesma data limite. No entanto, o processo de avaliação foi estruturado, assim como para com o 1º Convite, em duas fases:

  • Fase I (Outubro de 2012) – Abertura, verificação da conformidade administrativa das candidaturas e avaliação dos documentos de síntese.
  • Fase II (Fevereiro de 2013) – Avaliação da conformidade administrativa, a elegibilidade da candidatura e avaliação das propostas completas.

Selecção: Na primeira fase, foram seleccionadas 5propostas, das 18propostas recebidas. No âmbito da segunda fase, apenas 1proposta foi seleccionada para o financiamento através de um contrato de subvenção de 8 meses, que finalmente foi prolongado até 9 meses.

Resumo das subvenções atribuídas no quadro do 2º convite à apresentação de propostas: Redes, Plataformas e Grupos de Trabalho Temáticos:

Linha temática OSC implementadora Localização Objectivo geral
EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO AMBIENTAL GAECA PALMEIRINHA  Cidade de Bissau (Sector Autónomo de Bissau) e Sector Bubaque (Região Bolama/Bijagós) Contribuir para a redução da Poluição Marinha; Redução das doenças diarreicas e Redução dos lixos Biodegradável e não Biodegradável