Media

Jornada sobre Igualdade e Equidade de Género

A "Jornada sobre Igualdade e Equidade de Género no sector da Comunicação Social na Guiné-Bissau" aconteceu no âmbito do objetivo do UE-PAANE Fase di Kambansa de contribuir para uma boa governação através do reforço da participação, concertação e capacidade de influência das Organizações da Sociedade Civil e dos Órgãos de Comunicação Social da Guiné-Bissau. O UE-PAANE organizou esta atividade em parceria com a Associação de Mulheres Profissionais da Comunicação Social da Guiné-Bissau (AMPROCS-GB), tendo a ação acontecido durante três dias (21, 22 e 23 de Março de 2017), na Casa dos Direitos.

Estiveram também envolvidas outras organizações da sociedade civil como a Associação de Mulheres Juristas, o Fórum de Jornalistas Promotores da Saúde (FJPS-GB), a MIGUILAN e a RENLUV, bem como o Ministério de Comunicação Social, o SINJOTECS (Sindicato de Jornalistas) e especialistas internacionais em equidade e igualdade de género, o que possibilitou debater, reflectir e propor soluções e recomendações concretas para promover a igualdade e equidade de género nos media do país.

Com a Jornada, pretendia-se, entre outros, analisar a equidade existente nas entidades dedicadas à Comunicação Social, incluindo os órgãos comunitários, em termos de oportunidades reais para as mulheres; por outro lado, ambicionava-se também reflectir sobre a abordagem e o tratamento que é feito pelos media guineenses dos conteúdos relacionados com as questões de género. A necessidade de aprofundar o debate sobre esta temática foi identificada no quadro da Assembleia Constituinte da AMPROCS-GB, realizada em Setembro de 2015 com o apoio do Programa UE-PAANE, bem como no Estudo “Os Media na Guiné-Bissau”, também realizado na primeira fase do Programa.

Assim, 32 participantes, em sua grande maioria composto por mulheres profissionais dos diferentes órgãos da comunicação social mas também por membros das organizações envolvidas na jornada, acima mencionadas, guiaram as suas discussões à volta dos seguintes assuntos: “Equidade e Género na Comunicação Social”, “Abordagem dos Conteúdos de Género nos Media da Guiné-Bissau”, “O Quadro Jurídico dos Media: Análise numa lógica de igualdade de género”, “A Comunicação Social como ferramenta para a melhoria da situação da Mulher”.

Na sequência da realização da jornada, na manhã do dia 13 de Junho de 2017, a AMPROCS-GB procedeu à entrega, ao Ministro da Comunicação Social, Sr. Victor Pereira, do documento com as recomendações saídas da Jornada. A pertinência da entrega do documento com as recomendações ao Ministro deve-se ao facto de terem recebido a informação de que brevemente haverá uma revisão do quadro jurídico dos media guineenses.

Confira aqui as recomendações.