UE-PAANE

Programa de Apoio aos Actores Não Estatais
Nô Pintcha Pa Dizinvolvimentu

Programa de Formação Avançada

Dentro da perspectiva de melhorar a governação interna dos ANEs (Actores Não Estatais), assim como a sua capacidade de conceber acções de desenvolvimento e de dialogar sobre as políticas de desenvolvimento, foi criado o Programa de Formação Avançada é dirigido às OSC (Organizações da Sociedade Civil) que já têm alguma experiência e capacidade de implementar projectos, de modo a que possam elevar o seu nível de actuação e consigam aceder a mais financiamentos.


Para a identificação do público-alvo que viria a constituir a bolsa de ANEs para participação no Programa de Formação Avançado, a UGP (Unidade de Gestão de Programa) lançou convites à apresentação de inscrições, através da realização de Sessões de Informação em Bissau, Bula, Buba e Gabu (Fevereiro 2012), e pré-seleccionou as organizações que cumpriam os requisitos ao nível da experiência e capacidade técnica, financeira e administrativa. Foram recebidas pela UGP 101 candidaturas, das quais 41 foram aceites na bolsa.

A pré-inscrição na Bolsa continua aberta sendo possível o envio candidatura em qualquer momento durante o período de implementação do UE-PAANE. Nos meses subsequentes, após o lançamento inicial de convites, foram recebidas mais 9 inscrições, pelo que, de momento, a bolsa do Programa de Formação Avançada conta com mais de 50 ANEs.

O Programa de Formação é estruturado em módulos de formação técnico-metodológicos e módulos temáticos e transversais, incidindo sobre áreas de desenvolvimento estratégicas. A tabela seguinte apresenta os módulos leccionados até ao momento, a sua duração, número de participantes e respectivo formador.



Para cada módulo são enviadas cartas convite para a Bolsa de OSC (Organizações da Sociedade Civil) pré-seleccionadas, juntamente com as fichas de inscrição, programa e resumo dos CVs dos formadores. A inscrição em cada módulo é retida por ordem de chegada, até ao preenchimento do número máximo de participantes. Para os módulos metodológicos, que potencialmente interessam a todas as organizações, são abertas inscrições para o total da Bolsa, composta actualmente por 50 OSCs, que se subdividem em duas turmas. Os módulos temáticos abrangem um menor número de OSC (turmas com 25-30 formandos) uma vez que nem todas desenvolvem acções na totalidade das áreas temáticas.

Estando a maioria das organizações beneficiárias do Programa de Formação Avançado localizadas na capital, o mesmo é leccionado em Bissau, na sala de formação do UE-PAANE. No entanto, os técnicos de organizações sediadas fora de Bissau contam com o apoio do UE-PAANE para a sua deslocação e estadia para a participação na Formação. O programa, conteúdos e materiais de formação, compreendendo um manual e um CD biblioteca temática são disponibilizados aos formandos. Um exemplar de cada um dos manuais produzidos encontra-se disponível no Centro de Recursos do UE-PAANE e neste website na página Recursos.

No final de cada um dos módulos de formação é entregue aos formandos questionários de avaliação da formação incidindo os mesmos sobre as seguintes componentes: informação prévia disponibilizada; conteúdos; qualidade da metodologia; formador; material didáctico e logística.